27 de abril de 2010

Acoes individuais podem ser o bastante para criar um coletivo significativo?


Me fiz entender no titulo acima??? Pois bem, estou a um bom tempo esperando para escrever sobre o assunto. Qual na verdade e' o assunto....Well, well, well. Participei de um seminario na NYU sobre desenvolvimento sustentavel e etica. Apesar do meu ingles "tupiniquin" fui a pessoa que mais participou da aula, dava exemplos do Brasil e tentava mostrar que nao estavamos tao atrasados assim. Mas por um lado me dei mal... Os EUA podem nao ter assinado Protocolo nenhum, mas as empresas aqui estao se preparando cada vez mais para uma mudanca de atitude em relacao ao meio ambiente. Todas as lojas estao abastecidas com produtos organicos e naturais. E nao e' so comida nao. Vao desde materiais de limpeza a roupa. A quantidade de produtos para criancas e' inacreditavel... Ta, tudo bem. Mas devem estar pensando o que isso adianta se os Estados Unidos como um todo nao toma atitude alguma? Eu acredito que as acoes individuais podem criar um coletivo mais efetivo.
Semana passada foi o dia da terra. E fui a uma exposicao no Gran Central Station e la mostrava as mudancas que a prefeitura e o governo de NY estavam fazendo para melhorar a qualidade do meio ambiente e social. Interessante mesmo...
Em uma conversa com o meu irmao, ele quis me convencer que isso e' mais uma caracterista dos novaiorquinos. E que nao necessariamente o resto dos EUA esteja fazendo isso.
Bueno, mas pelo menos eu posso perceber por aqui em NY as pessoas levam a serio. Vao ao supermercado com sacola retornavel. E os supermercados estao trocando as sacolas por produtos reciclados.... e por ai vai. Meu irmao diz que se tem campanha para adotar caes de rua, todos os novaiorquinos adotam, se tiver que aderir a acoes ecologicas todos fazem sua parte.
Isso faz com que NY seja ainda mais especial....claro que nao vamos a tanto, tem sempre seu lado ruim tambem. Eles sao mal educados no transito, nao dao lugar na fila para idosos e gravidas e odeiam perguntas estupidas, porque tu pode ter certeza que a resposta vai ser SEMPRE cretina. hahahahhahaha.
Mas e' isso mesmo, tem sempre alguem procurando uma brecha para fazer algo de bom (ainda bem).
Por isso acredito que as acoes individuais podem mover um coletivo significativo.

A fotinho acima e'a sacola de um supermercado que e' referencia de produtos organicos e naturais aqui nos EUA. Tem tudo que se pode imaginar e mais um pouco. AMO!!
E os pezinhos da direita com uma alpargata sao meus e' claro, mantendo as tradicoes do sul!!!!hahahahah

Nenhum comentário:

Postar um comentário